segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Entristece-me.


Hoje fiquei a saber que alguém que conheço relativamente bem se tentou suicidar. Não para chamar a atenção, visto que a pessoa em questão vive já há anos sob o jugo de uma depressão. Simplesmente atingiu um ponto tal de desespero que sucumbiu.
Eu não consigo entender o que pode ser tão grave para uma pessoa que a faça querer parar de viver, deixar de estar aqui. Atenção, não pretendo abordar este assunto de uma forma crítica ou moralizadora, ou whatever. Apenas reconheço que me falta capacidade de entendimento. E por um lado ainda bem - é sinal que não estive nunca perto desse nível de desolação.
Mas não consigo evitar questionar: será que há uma qualquer dor tão irreversível neste mundo que faz com que se queira mesmo partir desta vida? Ou será que são as sensibilidades humanas que variam, as forças de cada um que são diferentes entre si?
Seja como for, entristece-me. Hoje fiquei com um peso no coração.

Sem comentários: