sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Got milk?



Apesar de adorar esta campanha, está decidido: vou reduzir substancialmente os lacticínios que ingiro. Claro que conheço os benefícios e propriedades do leite e derivados. Que receio a falta de cálcio e a osteoporose. E não é que eu não goste - embora não adore. Sou uma amante de queijo e gosto de alguns iogurtes (poucos) e de leite com Special K daquele que tem raspas de chocolate negro. E that's it.

Tenho é notado, desde há algum tempo a esta parte, que quando ando a ingerir lacticínios (especialmente o leite e os iogurtes) em maiores quantidades, a minha digestão piora e fico bastante mais inchada. Não me sinto bem com a ingestão destes alimentos, e sou defensora de que quando o organismo pede, devemos dar-lhe; quando o organismo rejeita, devemos respeitá-lo e fazer-lhe a vontade. (Por outro lado, nunca percebi bem porque é que somos os únicos mamíferos que continuam a beber leite depois do desmame...)

Enfim, já está decidido e tudo pensado: compensar com a ingestão de (outros) alimentos tão ou mais ricos em cálcio, como os brócolos (que adoro) ou o chá três anos. Continuar a praticar bastante exercício físico. E continuar a comer o meu queijinho e, muito de vez em quando, comprar a minha caixinha de cereais para matar o vício...

10 comentários:

L de Leão disse...

Mas costumas (ou costumavas) beber leite todos os dias ou só às vezes? Pode ter a ver com isso, com o facto de não haver o hábito diário. Mas claro que também acontece beber sempre e de repente começar-se a não tolerar.

Rita G. disse...

E se beberes leite de soja, acontece o mesmo? Eu bebo leite, mas não todos os dias. Compenso com os iogurtes o o queijo fresco. Bj:-)

veeny disse...

Muitas pessoas têm esse problema de indigestão e optam por leite de soja... Actualmente sou mesmo obrigada a beber muito...prá proução daqui a uns meses :P Vendo-te uns pacotes se tiver muito :P

Queen of Hearts disse...

Eu é assim por fases meninas... Há temporadas em que ingiro menos, depois vêm fases em que ingiro mais! Desta vez, estou a ingerir leite/iogurtes/requeijão numa base diária desde Janeiro de 2009 (às vezes tem dias em que bebo leite de manhã, como um iogurte a meio da manhã ou da tarde e ainda vai meio requeijão na refeição principal). O motivo pelo qual acontece não sei, mas o facto é que realmente não me sinto bem!
Tenho de ver como me dou com as coisas de soja. Não sei porquê, mas acho que vai ser complicado gostar do leite... :?

Veeny, produção caseira! Mais caseirinho não há! :P lol

Kika disse...

Eu também começei a reduzir, mas eu consumia bastante mais (3-4 doses de leite ou yogurtes/dia). Onde compras esse chá?

Pinkk Candy disse...

eu nunca notei nada com o leite. serás tolerante à lactose ?
cada vez, vejo mais pessoas a beberem leite de soja, mas anda ninguém me explicou o mal que o leite faz, segundo dizem, e verdade seja dita, também nunca fiz nenhuma pesquisa sobre isso. mas há muita gente por aí a dizer que depois de adultos não precisamos de leite! mas ao certo como já disse, não sei!

xoxo

Vee disse...

Eu também tenho uma ligeira intolerancia, leite só se for magro e de vez em quando. Leite todos os dias nem consigo, fico muito mal mesmo, o meu sistema digestivo fica louco. Tento compensar com iogurtes e Kefir. Também bebo leite de soja.
P.S.- Queijos detesto, só se safa o flamengo e o Mozzarella.

Elo disse...

Se não te sentes bem podes sempre compensar com outras fontes de cálcio...

Tens um selinho para ti no meu blog. ;)

Queen of Hearts disse...

Kika, podes comprar em ervanárias! Tenho visto em várias, é só procurares numa da tua área. :)

Miss Star Pink disse...

Eu cá só bebo leite, pq sou obrigada. Não é coisa que goste mt, mt...

Agora brócolos Adoro! Aliás quando estudava na Universidade as minhas colegas de apartamento simpaticamente chamavam-me de Miss Brócolos, tal era a quantidade que comia. lolol
Da próxima vez que estivermos juntas lembra-me para te falar de um empadão de legumes, com brócolos, que é simplesmente delicioso.

Beijoca