quarta-feira, 2 de março de 2011

Uma das coisas que me causa mais comichão

É o uso indiscriminado do verbo "meter" que algumas pessoas fazem. Eu detesto este verbo. Para mim, tem um carácter tão "agressivo", tão pouco simpático, que o evito (mesmo inconscientemente) ao máximo. Não é que não o use, mas tento fazê-lo apenas em expressões idiomáticas, ou no contexto certo, a meu ver. Exemplos: "meter o bedelho", "meter o nariz onde não se é chamado", "meter nojo"... (Vêem? Sempre contextos negativos)

Faz-me confusão ouvir dizer, por exemplo: "Tu metes mostarda no prego?" Argh. Eu prefiro muito mais "Tu pões mostarda no prego?". "Mete o vinho na mesa". Mas vai meter à força? Por que não "Leva o vinho para a mesa" ou "Põe o vinho na mesa". E os exemplos nunca mais acabariam.

Faz-me confusão, pronto. Neuroses.

3 comentários:

Manuela disse...

Queen of Hearts, tens razão. Dito e aplicado de certas maneiras, fica agressivo, como dizes!
Beijinhos.

hoje vou casar assim disse...

Eu também não gosto nada!
Concordo contigo :)

beijinhos

Nokas disse...

Hehe :)