terça-feira, 19 de julho de 2011

E de repente... tudo muda...

No dia em que fiz o teste de gravidez e descobri que ia ser mãe dentro de 9 meses a sensação que tive foi de completa confusão mental. Na altura que olhei para o teste com duas tirinhas assinaladas (e nem 15 segundos tinham passado desde que o tinha acabado de fazer), perguntei ao meu marido para se certificar que de facto aquele sinal confirmava a minha certeza: Estava grávida!
Estremunhada ainda, preparei-me rapidamente para ir trabalhar, sem olhar para o relógio, ver se a roupa estava bem conjugada, se estava bem maquilhada ou penteada. No caminho flutuava, mas sentia-me igual, não havia nada em mim que o referisse, nem sequer o meu corpo apresentava qualquer mudança, e depois na rua ninguém olhava para mim de forma diferente, mas eu sentia que, a partir deste momento tudo iria mudar.
Sinto medo, dúvidas, um misto de alegria e receio. A barriga cresce todos os dias e em breve mais uma mulher vai nascer, e sim ela mexe-se cá dentro, com uma energia que espero conseguir acompanhar quando formos duas forças independentes.
Sei que seremos mais, duas personalidades, duas forças que nunca se irão anulam mas se completarão, pois ser mãe é apenas um dos muitos talentos que tenho enquanto mulher, profissional, desportista, escritora e tudo aquilo que o futuro me reservar. É por saber isso que procurarei sempre mostrar-lhe que, desde cedo, deve ter orgulho em mostrar-se ao mundo como mulher, primeiro de meias, botinhas, pantufas, sapatos ergonómicos ou ortopédicos, rasos e um dia de saltos altos.
Não sei se será mais aguerrida ou medrosa, se corajosa, romântica ou aventureira, mas espero que conte sempre comigo para a apoiar no momento de encontrar o caminho dela, seja este fácil ou difícil, porque acima de tudo somos duas forças, que não se anulam nem se atropelam, mas se completam.
É desta forma que há mais de 30 anos construo o meu caminho, apoiado em pilares de uma grande mulher, aquela que desde sempre me ensinou que somos o que fazemos, e como nos damos aos outros.
Repito, para crescer temos de sabê-lo fazer passo a passo, com botinhas, depois com sapatos ergonómicos, rasos, e só depois de salto alto, com força, elegância, humildade e claro... muita coragem, pois ser mulher é ter o poder de gerar, ser uma espécie de moleiro, que cria, modela, coze e depois fica feliz quando a peça segue o seu caminho.


Sofia Rijo, in Expresso

No dia em que fazemos 27 semanas, é oportuno partilhar.

7 comentários:

Julie D´aiglemont disse...

Parabéns aos dois pelas 27 semanas! Isso é quanto em meses? Vou fazer as contas...

Julie D´aiglemont disse...

7 meses! Ah! Deves estar com uma barriguita bem jeitosa!

Soinita disse...

Excelente texto.

Parabéns pelas 27 semanas. ;)

Queen of Hearts disse...

Obrigada a ambas :)

Julie, nem queiras saber a confusão que isto dá. Eu antes de estar grávida não queria cá saber de contas em semanas, mas a verdade é que todos os médicos/enfermeiros só nos falam em semanas. Tentar traduzir as semanas em meses, quando 40 semanas não correspondem em princípio, a 9 meses... Jasus.
Mas sim, estou a entrar no 7º mês. E a pança já pesa. :))

Isaal disse...

O texto está lindo!!!!!
E a barriguita também deve estar linda e grande.

Tudo a correr bem!!!!! Um beijinho.

Jo disse...

E que bem fizeste em partilhar!

Parabéns pelas 27 semanas, e a barriga apesar de pesar deve estar linda ;)


Bjs

hoje vou casar assim disse...

Oh my god,

Li o texto a pensar que tinha sido escrito por ti, e nem imaginas o nó que se criou na minha cabeça ;ppp

Estava até a tentar encontrar um segundo sentido naquelas palavras, imagina! lol

Não ligues ;)

beijinhos, e muitos muitos parabéns

estás uma grávida lindíssima!!