domingo, 20 de maio de 2012

Uma pergunta de algibeira às mães mais experientes

Por que será que o meu filhote, de repente e sem que algo tivesse acontecido que o fizesse prever, passou a ter uma reacção ao banho de renúncia total? Passo a explicar:

Nasceu, odiava (normal). Ao mês e meio/dois meses, passou a adorar (normal). Sensivelmente aos quatro meses, e até à data, voltou a odiar. Mas a odiar com um vigor e uma determinação que nos fazem transpirar em barda só de pensar que chegou a hora do banho. Está nisto há mais de dois meses. Não demos conta de ele se queimar nem de a água algum dia estar fria, controlamos sempre a temperatura. Não demos conta de ele ter algum susto, por exemplo, de se atrapalhar com a água, de cair na banheira ou de se engasgar. Vamos alterando as variáveis associadas ao banho: uns dias damos na casa de banho "grande", na banheirinha dele; outros damos na casa de banho "pequena", na nossa própria banheira, sentado no anel de banho e com os brinquedinhos todos para brincar; uns dias pomos música, outros fazemos palhaçadas, outros fazemos silêncio. O resultado é sempre o mesmo: berreiro ininterrupto com lágrimas de fazer comover um talibã. Até que o tiramos da água, e aí já vai ficando tudo bem. É que isto, com o Verão à porta, e o calor, e a transpiração, os banhos que aí terão obrigatoriamente de ser diários, a praia e a água do mar... está a criar-me alguma dúvida de como as coisas irão correr.

Sugestões? Anyone?

10 comentários:

Nokas disse...

Eu não faço ideia...será só uma fase?

Queen of Hearts disse...

Não sei Nokas... uma loooooooonga fase então :)

Julie D´aiglemont disse...

Olha, segundo os meus pais, eu odiava banho. E olha que mantive a coerência desde o nascimento até à entrada na adolescência... Portanto, foram só 12 anos de choro, eheheheh!

Vee disse...

Não sei, as crianças são mesmo assim esquisitas. Já experimentaste tomar uma banhoca com ele?
Pode ser que vendo a mamã a tomar banho também tenha vontade. A minha criança adora tomar banho mas entrou numa fase que o berreiro é para sair e vestir, principalmente se a roupa tiver mangas compridas.

Me disse...

Já experimentaste mudar de horário?

A MAC (do avidaemazulcueca) descobriu que dando a banhoca mais cedo ao pimpolho, não havia berreiro nenhum...

triss disse...

A minha com 15 meses está na mesma, antes adorava o banho e agora... chora desalmadamente e está sempre de pé com uma perna de fora, imagina como fica a casa de banho.
Também nunca lhe aconteceu nada que a pudesse traumatizar, e segundo uma grande amiga, mãe de 3, são fases. É ter paciência e esperar que passe:-)

Rita G. disse...

acho que é normal, deve ser uma fase. A Matilde chorava muito no banho no primeiro mês, depois passou, mas tb já teve outra fase em que odiava. Os miúdos são mesmo assim, haja paciência e mimos:) Bj!

Queen of Hearts disse...

Obrigada meninas :)

Vee, não experimentei, até porque em boa verdade o banho é rotina com o pai...

Me, é uma ideia, mas aí teria de dar o banho de manhã antes de sairmos, o que implicava "tirar" o banho ao papá, que é quem o dá (eu ajudo nas palhaçadas ou alguma assistência que seja precisa), e levantar-me às 6h em vez de às 7h... Para quem ainda não dorme em condições normais, é uma "biolência" :)

Vou estudar as opções... Obrigada a todas, beijos!

. margarida . disse...

Eu....dei algumas vezes banho...
na cozinha (...depois de muitas tentativas...quase a chegar ao desespero...).
Sim.
E....vá-se lá saber porquê,não havia choro.
Punha a banheira em cima da mesa e...princesa feliz.
São fases.
E...vão ser sempre « novas » fases.
Muita paciência,amor e let`s go!

. margarida .

Dora disse...

A minha filha deixou de gostar de leite aos 8 meses e depois, aos 2 anos e tal, voltou a beber leite como se nada fosse. (se calhar, se fosse leite da mama, tinha gostado sempre!!)
Depois, implicou com commidas que, meses depois, adorava de paixão.
Agora, aos 4 anos, é com roupas.

Serve isto para dizer que a canalha é variável e, havendo saúde, é deixar andar...